sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DICAS PARA SE TORNAR UM MÚSICO MELHOR

25 Dicas Para Se Tornar Um Músico Melhor
Introdução
Estamos empenhados no estudo do instrumento musical que escolhemos, porque gostamos, e então agora é a hora perfeita para você começar a tocar de uma vez, ou até mesmo tirar a poeira do seu Sax, trombone, violão,  guitarra e o enferrugem das teclas e 6 cordas. É isso mesmo, estamos aqui com 25 dicas para se tornar um instrumentista melhor, todas extraídas de mentes obcecadas por música! Lembramos que não são dicas sobre técnicas e equipamentos, e sim dicas onde normalmente você não aprende numa escola de música, num curso ou vê na tv, mas são dicas que o farão abrir os olhos sobre alguns aspectos.                  Então vamos dar uma conferida!

1/25) Toque com seus amigos!
Música é sobre  comunicação e expressão, e mesmo que você progrida aos trancos e barrancos tocando com outras pessoas, essa é uma etapa fundamental. Tocar com outras pessoas vai te oferecer: ritmo para outra pessoa conduzir, desenvolver melhor os compassos, tempo e resposta para tocar cada outro lick.
“Muita gente pode tocar muito bem sozinho em seu quarto, mas você fará mais progresso tocando com outras pessoas. Você não desenvolve um senso de ritmo tocando sozinho.” Gary Moore.
2/25) Aprenda a tocar as músicas nota-por-nota.
Por mais penoso que seja, aprender uma canção nota-por-nota e do começo ao fim não só aumenta seu repertório – como também irá melhorar o seu foco, seu tempo (timing), e sua apreciação geral do que um instrumentista deve (ou não) tocar quando não está no centro das atenções.

3/25) Cursos Intensivos
Poucos músicos têm o luxo de estudar por anos, em tempo integral, para ganhar um grau ou diploma na música popular. Assim, junto com seus programas de graduação, verifique se alguma instituição acadêmica da sua região não desenvolveu algum curso focado e intensivo que pode durar um final de semana ou uma semana. Este é um bom caminho para pegar uma boa base.

4/25) Conheça um tutor ou aulas com um professor
Isto não apenas serve para os iniciantes. Mesmo se você tiver um talento natural ter um bom professor poderá sempre apontar o que você poderia melhorar, ou ajudar a desenvolver melhor um estilo que você nunca imaginou que conseguisse  evoluir. Um bom tutor é sempre bem-vindo.
5/25) Compre um livro
Um livro ao estilo Teach Yourself (é uma marca da Educação Hodder , especializada em livros de auto-instrução normalmente publicados no formato de bolso)  pode ser uma ferramenta poderosa para você erradicar velhos hábitos, pegar uma base mais sólida, desenvolver melhor uma técnica. Esses livros são bons em casos de você sentir que seus estudos andam meio atrofiados.
6/25) Pense e faça diferente
Toque algum lick ou ligadura que você já esteja quase confortável em tocar em uma posição diferente sobre o braço da guitarra, e/ou com digitações paralelas utilizando outros recursos que seu instrumento oferece: você vai expandir seu vocabulário na hora de solar e melhorar o poder de visualização da escala de seu instrumento.
7/25 ) Pratique sem o instrumento
Há muito o que aprender mesmo sem uma instrumento na mão. Identificar os tempos em sua rotina diária, tirar meia hora para ler um livro de teoria musical, assistir a um DVD para treinamento e lições, memorizar alguns tipos de acordes novos ou ouvir de volta as gravações de você tocando: no ônibus, no metrô, no carro … tudo isso acrescenta na sua tocabilidade.
8/25) Enfrente e aprenda uma teoria por vez
Se todas as escalas soam gregas para você, ou se CAGED  (sistema CAGED: Dó, Lá, Sol, Mi e Ré  mostra que existe varias formas de se montar um acorde, com os shapes dos acordes de C,A,G,E,e,D, em qualquer tom) faz você se sentir claustrofóbico, então comece pequeno… mas certifique-se de começar. “Você começa com Harmonia Diatônica (diatônica maior) – acordes na escala maior – e logo você vai perceber que há outras coisas. Conhecimento é bom, mas pode, temporariamente, te parafusar se você não perceber que você não sabe tudo. “ Paul Gilbert.

9/25) Toque com os melhores músicos que você encontrar
Ter contato com músicos de alta qualidade é sempre bom, vê-los tocar e tocar junto com eles te fará abrir os olhos para algumas coisas e um upgrade em algumas percepções.
10/25) Defina um bom lugar para praticar
Quanto melhor e mais agradável for o ambiente na qual você irá gastar seu tempo treinando, mais você terá prazer em ficar lá.                                                                                                       Considere equipar a sua sala com um aparelho de som decente, e leitor de DVD ( com controle remoto e ajustes programáveis para facilitar o aprendizagem). Compre também uma pedestal/suporte para acompanhar as partituras. E tente manter um ambiente mais limpo e organizado para eliminar as distrações externas.
11/25) Cuide de seu instrumento
Mantenha a seu instrumento  sempre em bom estado para manter o prazer de tocá-lo sempre. Vale a pena deixa-lo sempre bem afinado, e em bom estado, e acredite, você não vai querer um instrumento que te desmotive a tocar.

12/25) Compre um slide e um capotraste para sua guitarra ou violão
Poucas coisas te dão um retorno tão imediato e tão barato quanto esses itens, se você não tiver compre logo, isso vai rejuvenescer o seu som permitindo também experimentar novos estilos.



13/25)  Compre um metrônomo
Isso é algo fundamental para o aprendizado ou para tirar algum solo em qualquer instrumento, se você ainda tem dúvidas sobre isso, veja esse depoimento:
“Eu ainda pratico as minhas pentatônicas todos os dias usando um metrônomo. Uma boa tocabilidade na guitarra é baseada em fraseados e é importante manter isto“. Zakk Wylde.
14/25) Identifique os problemas
Seu vibrato está sem empolgação? Seu legato não agrada? Seu hammer-on é ruidoso? Seus staccatos e  pizzicatos não tem graça? bends estão pegando as notas certas? Ter a opinião de alguém, ou algum amigo seu que consiga ter uma boa crítica é importante, e com o tempo, você poderá corrigir tais defeitos.
15/25) Fraseados
Músicos  acostumados a tocar por conta própria muitas vezes dão pouca atenção aos fraseados e tendem a tocar quase que continuamente. Um bom fraseado é a marca de muitos instrumentistas  famosos. Para desenvolver o seu, tente tocar um pouco fora da batida, empregue uma repetição rítmica, e a melhor parte – toque com outras pessoas.

16/25) Toque um instrumento diferente
Se você estiver numa banda, troque de instrumento no final de uma sessão. Além de garantir algumas gargalhadas, você ganhará uma perspectiva refrescante no seu próprio instrumento. Muitos guitarristas famosos são multi-instrumentistas, ou foram para o seu instrumento com uma base em outro. Se você é um compositor, experimente trocar de instrumentos para ajudar na sua criatividade.
17/25) Toque fora de sua zona de conforto
Nunca toque em piloto automático, esteja sempre ligado no que está tocando, além de não ter graça para você, isso fará a sua platéia se entediar e fazer vários bocejos.

18/25) Aproveite bem os seus ensaios
Faça um favor para aqueles que te ouvem: não prolongue os seus ensaios desnecessariamente. Escolha um bom tempo (algo como 2 horas), e faça um pacto de manter o foco por durante  todo o ensaio.  E os vizinhos continuarão seus amigos.
19/25) Divirta-se
Pergunte-se a si mesmo por que você pegou no seu instrumento em primeiro lugar, e sempre tente tocar com o mesmo entusiasmo e liberdade. Esteja preparado para erros porque é assim que você aprende, é assim que você encontra um riff. Da mesma forma de quando estver tocando com amigos, às vezes é trabalhoso, mas tem que ser divertido.
20/25) Assista bandas ao vivo frequentemente
Ver shows ao vivo regularmente é bom para manter viva a sua motivação em continuar e inspirar na hora de tocar, além é claro de apoiar as bandas locais.

21/25) Nunca ache que já sabe tudo
Chegar num nível de profundidade de conhecimento é bom, mas sempre vai chegar uma hora em que a sua aprendizagem chegará numa zona de conforto onde você terá preguiça por aprender mais, nunca se deixe cair nessa armadilha e sempre evolua!
22/25) Durma e alimente-se bem
Estar com o corpo e a mente saudáveis é importante para ter a cabeça sempre aberta para criar coisas ou aprender alguma habilidade nova. Use o seu corpo a seu favor!
23/25) Faça novos exercícios
Se a primeira coisa que você toca quando pega no instrumento é sempre mais ou menos a mesma coisa – uma progressão de acorde favorito, ou lick -  você pode simplesmente estar repetindo aquilo que já sabe. Você está realmente ficando cada vez melhor? Lembre-se que o torna melhor é fazer coisas diferentes.

24/25) Aprenda um desenho novo de acorde todos os dias
Consiga algum livro de acordes, e vai tirando aos poucos todos os dias algum acorde. Os livros são uma das melhores maneiras de adquirir novos acordes. Isso é importante para fazer com que seu ouvido se acostume com certas mudanças de padrão.

25/25) Feche os olhos
Para desenvolver uma compreensão inconsciente e um “mapa mental” das partes do instrumento – e para ajudar na performance ao vivo – pratique algumas progressões de acordes e improvise alguns solos com os olhos fechados. É mais difícil do que você imagina, mas você vai colher recompensas a longo prazo …não se preocupe, você tem tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário