segunda-feira, 18 de junho de 2012

OS SACERDOTES E O SÁBADO


Mateus 12

1) Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
Jesus podia multiplicar os alimentos como fez em duas ocasiões mas, desta vez, os discípulos tendo fome tiveram que colher espigas na seara, e noutra passagem vemos Jesus manda-los comprar pão na cidade.
2) E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.
O sábado era mandamento de Deus  ordenado na lei de Moisés e com muitas  cobranças exigidas no VT inclusive com penalidades duras a quem não cumprisse.
3) Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
4) Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
O pão contínuo da proposição que ficava no Santuário no Lugar Santo sobre a mesa de ouro junto ao candelabro podia ser comido pelos sacerdotes que substituíam-no,  inclusive aos sábados, por pães quentes.
5) Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
Os sacerdotes estavam desobrigados da lei do sábado e podiam entrar no santuário para ministrar o sacrifício  e consultar ao Senhor para si mesmo e pelo seu povo.
6) Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.
Aquele que é maior do que o templo se fez Sacerdote Eterno por nós, e também nos fez Reis e Sacerdotes com direito de entrar no santuário e ouvir a voz de Deus, também nos desobrigou da lei de guardar o sábado; sacerdotes não guardam sábado.
7) Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
O sacerdote Aimeleque deu o pão da proposição a Davi e seus soldados, e deu também a espada com a qual Davi tinha vencido Golias, mas isso lhe custou a própria vida. Jesus também teve que dar a sua própria vida para nos dar o direito de comer do pão da vida dando-nos livre acesso para entrar no santuário; e trocou o jugo pesado da lei por um fardo leve e um jugo suave da graça maravilhosa.
8) Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Através de seu sacrifício e ressureição tornou-se Senhor de tudo nos céus e na terra.
"E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém." (Apocalipse 1 : 6) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário